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Como faço para ler o pneu do meu carro?

Números e códigos dão informações e indicam características importantes desses componentes; confira aqui quais são

21/10/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Você olha para a lateral dos pneus do seu carro e percebe que há letras e números em relevo na borracha, ao longo de quase toda a sua circunferência. Chega mais perto para para lê-los, mas a sensação é de que está diante de um outro idioma. Calma, vamos ajudá-lo a traduzir isso neste post. 

Para início de conversa, é bom saber que esses números e códigos contém informações fundamentais, que traduzem características dos pneus indicando se eles são – ou não – do tipo indicado para o seu carro e mesmo se ainda estão em condições seguras de utilização. 

O consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli, Roberto Falkenstein, nosso consultor neste texto, lembra que saber “ler” o pneu corretamente implica em escolher um modelo apropriado para colocar no carro. Algo que tem muitas implicações. 

“A escolha correta de um modelo pode trazer economia de combustível, mais conforto e, principalmente, maior segurança para os ocupantes”, diz ele.  

Tendo como base o diagrama fornecido pela empresa – e que, vale dizer, é equivalente ao de todas as fabricantes homologadas para o mercado nacional –, elaboramos um pequeno guia ou “dicionário de pneuzês” para que você possa compreender melhor os pneus de seu carro. Vamos a ele. 

1 - Modelo

Aqui entra o nome do produto (equivalente ao “Gol”, “Mobi, “Onix” ou “Kwid” num carro). Embora possam ter a mesma aparência e tamanho, pneus de modelos e marcas diferentes não devem ser usados em um mesmo eixo (na frente ou atrás), pois podem desequilibrar o carro. 

2 - Composição e estrutura, geralmente em inglês

Eis sua tradução: Plies se refere ao número de camadas de lonas; Sidewall fala da lateral do pneu; tread, de sua banda de rodagem. Outras palavras informam os tipos de materiais que compõe o produto, como Polyester (poliéster), Steel (aço) e Nylon (náilon). 

3. Fabricante

Aqui o fabricante fornece o endereço de seu site na internet, para mais informações. 

4 e 5 - Medidas

No exemplo do diagrama - 205/55 R16 – o 205 indica a largura em milímetros do pneu calibrado, o 55 sua “série”, uma relação percentual entre a altura (H) e a largura (S), algo diretamente relacionado ao conforto a bordo. 

6 e 7 - Características de construção

O R indica que o pneu é do tipo radial, com estrutura de lonas cruzadas (havia também os diagonais, mais antigos e hoje muito raros). O último número desta série indica o diâmetro do aro em polegadas, que deve ser sempre igual ao da roda do carro. 

8 - Índice de carga e código de velocidade

O primeiro indica o peso máximo que o pneu suporta, somando o peso do carro com passageiros e bagagens. Nos carros menores e mais comuns, por exemplo, esse índice costuma ser próximo a 82, o que equivale a 475 kg. 

No diagrama, o número 94 indica uma carga máxima de 670kg. Já a letra informa qual a velocidade máxima a que o pneu suporta ser submetido, de 50 a 300 km/h. No diagrama, a letra V equivale a 240 km/h. Os códigos para esses números e letras estão disponíveis nos sites dos fabricantes.  

9 - Lado da montagem e sentido de rotação

Muitos modelos de pneus são projetados para serem usados em posições específicas no carro. São os chamados assimétricos, com desenhos apropriados para girarem em uma determinada direção. Se não há indicação, é porque funcionam em qualquer posição. 

10 - Informa se o pneu é do tipo com (Tubetype) ou sem (Tubeless) câmara

Estes últimos (hoje, os mais usados em carros de passeio) só podem ser montados em aros de roda apropriados, com válvulas também compatíveis. 

11 - Fabricação

Aqui você encontra a data de fabricação – com a indicação de semana e ano (matrícula DOT - Department of Transportation). No Brasil, são quatro posições, que informam também onde o pneu foi produzido, seu código de medida e a semana e o ano em que foi fabricado. É o “RG” do pneu. 

12 - Marcações especial

Marcações especial do Eco Impact – ícones que “falam” sobre o grau de sustentabilidade do produto, indicando se é fabricado dentro de parâmetros com menor impacto ambiental, se é reciclável ou reaproveitável. 

E aí, pronto para desvendar os pneus de seu carro? 

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